450º aniversário Freguesia do Monte

 In Notícias

450º aniversário Freguesia do Monte

“No dia 14 de maio de 1568, António Costa, Provisor e Visitador do Bispado do Funchal, “desligou o Monte da Freguesia da Sé, fixando-lhes os respetivos limites que ficaram sendo desta Santa Luzia e Vale Formoso até a Serra”.
Assim, nasceu a freguesia do Monte, segundo recolha feita por Manuel Ferreira Pio no seu livro “O Monte – Santuário votivo da madeira.”

A Junta de Freguesia do Monte promove, um programa comemorativo do aniversário, que decorre nos dias 14, 19 e 20 de maio.

No dia 14 de maio, segunda-feira, dia da comemoração dos 450º anos, decorre uma missa solene na Igreja de Nossa Senhora do Monte, seguida de uma sessão solene na junta de freguesia do Monte, que homenageará dois artesão da freguesia, atualmente os únicos tanoeiros da região.

No fim-de-semana, sábado dia 19 terá lugar um debate com o tema: Pensar a Freguesia do Monte, com a presença de um representante do Governo Regional da Madeira e representantes da Câmara Municipal do Funchal, um debate aberto à população em geral, no Colégio Infante Dº Henrique, pelas 15h00.

No domingo, 20 de maio, decorre um programa de animação, no parque de estacionamento do Polidesportivo do Monte, com inicio às 15h00 com actuação do “Búzico” e finalizando às 20h00 com actuação da cantora Vânia Fernandes, durante a tarde, vários serão os momentos de comédia e boa disposição com a participação dos “Bolo do Caco”, “Os Estepilhas” e “Axe e Fininho” espectáculo de palhaços, passando pelo Grupo de Folclore MonteVerde, representando os artistas da freguesia.

Durante o dia haverá barraquinhas de comes e bebes, desde às 9h00, assim poderá desfrutar de um dia a celebrar a freguesia do Monte.

O programa assinala os 450 anos da freguesia, celebrando o seu passado e história e projectando o Futuro.

Hoje, estamos todos de parabéns. A nossa freguesia faz anos: 450 anos!

cartaz450anosmonte
Recent Posts

Leave a Comment