451º aniversário da Freguesia do Monte

A Freguesia do Monte, comemorou no passado 14 de maio o seu 451ª aniversário. A Junta de Freguesia do Monte, assinalou esta data com um programa comemorativo, do qual fez parte o circuito de atletismo do Monte, sendo a XVII prova, que decorreu no domingo dia 12 de maio.

[vc_row][vc_column][vc_column_text]A Freguesia do Monte, comemorou no passado 14 de maio o seu 451ª aniversário.
No dia 16 de maio teve lugar a cerimónio oficial, da qual constou a missa solene, realizada na Igreja de Nossa Senhora do Monte, padroeira da ilha, e nome pela qual a freguesia do Monte, era conhecida aquando da sua implementação, Freguesia de Nossa Senhora do Monte. Seguiu-se o momento de hastear da bandeira na sede da Junta de Freguesia e os respectivos discursos oficiais. No final prestou-se homenagem a Professora Melânia Nunes, professora emblemática da freguesia que durante a sua carreira marcou muitos dos seus alunos na freguesia. Após as cerimónias oficiais ocorreu um momento de convívio nos jardins contíguos à junta de freguesia, acompanhados pela banda filarmónica de santo António.

Abaixo algumas fotos dos momentos da celebração comemorativa dos 451º anos da freguesia, bem como o discurso da senhora Presidente da Junta de Freguesia:

“Exmo. Senhora 1ª Secretaria da Assembleia de Freguesia, em representação do sr. Presidente da Assembleia de Freguesia e restantes membros da Assembleia de Freguesia,
Exmo. Senhor Vereador Dr. João Pedro Vieira, em representação do senhor Presidente da CMF e restantes senhores vereadores
Exmo. Senhor Dr. Pedro Ramos, Secretário da Saúde, em representação do Senhor Presidente do Governo Regional da Madeira.
Demais convidados, Caros amigos.
No passado dia 14 de maio, a freguesia do Monte fez 451 anos. Quisemos fazer uma surpresa à nossa homenageada de hoje e foi ela que acabou por nos fazer a surpresa já que neste dia estava fora da região, tendo regressado ontem à noite e razão pela qual cá estamos hoje.
A Freguesia do Monte é uma das freguesias mais antigas da Região Autónoma da Madeira. Com uma história riquíssima, com um vasto património natural, material e imaterial que a todos nos orgulha.
Esta freguesia, onde se encontra a padroeira da madeira, sempre foi um local de acolhimento ao longo dos séculos, pelo que peregrinos, veraneantes, turistas, emigrantes deixaram o seu testemunho, a exemplo de: Carlos I da Áustria e a sua família aquando do seu exilio (por isso o Monte e suas gentes têm ainda hoje um lugar muito especial no coração dos seus descendentes, carinho esse que é reciproco), a pintora Martha Telles e o seu irmão António da Cunha Teles (cineasta); a escritora Agustina Bessa Luís, o poeta Herberto Helder, a pintora Lurdes de Castro. Entre outros.
Esta freguesia pela sua história ainda hoje continua a ser visitada por anónimos e ilustres visitantes do mundo inteiro. Quem não se recorda das visitas dos reis de Espanha D. Juan Carlos e D. Sofia, dos Reis da Suécia Carlos Gustavo e D. Sílvia, D. Duarte, Duque de Bragança, do Príncipe Alberto do Mónaco e outras tantas casas reais.
De muitas mais pessoas poderíamos falar, mas este momento tornar-se-ia muito longo e extenuante para vós.
Com uma área de 18,65 Km2 e com cerca de 7000 Habitantes, este executivo da Junta de Freguesia tudo tem feito ao longo destes dois mandatos para valorizar esse património, assim como para melhorar as condições daqueles que escolheram esta fresca e acolhedora freguesia.
Ao nível cultural criámos e deixámos a Marca Monte: O Monte em flor com as nossas crianças,
O Monte de clássicos com os nossos colecionadores de tudo aquilo que tem história, tudo aquilo que tem rodas: viaturas, motas, bicicletas, triciclos.
O Monte do Imperador, homenagem sentida a Carlos I, e com o objetivo claro de este integrar o cartaz turístico da RAM. Os passos firmes estão dados: na edição deste ano contámos com o apoio da Comissão dos 600 anos.
Entre outros eventos.

Quem conhece a expressão “Monte Romântico” mas ainda não viveu desses momentos, convido a passar uns dias nesta bela e pitoresca freguesia, numa das suas unidades hoteleiras, usufruindo das atividades únicas aqui existentes.
A defesa intransigente dos interesses da freguesia é o que move este executivo de modo a enfrentar e a ultrapassar os obstáculos que são próprios daqueles que abraçam a causa pública.
De todas as experiências e momentos menos felizes e dolorosos, sempre prevaleceu a união e a vontade do Povo do Monte, do qual sinto um profundo orgulho ser sua representante. Obrigada”
Monte, 16 de maio 2019
A Presidente da Junta de Freguesia do Monte