II Encontro Escolas da Freguesia do Monte

 In Atividades

No dia de ontem, 28 de novembro, decorreu o II Encontro de Escolas da Freguesia, onde estiveram presentes, desde o pré-escolar ao 3º ciclo do ensino básico.

Estiveram representadas as seguintes instituições: Creche e jardim de infância Fundação Santa Luísa de Marillac; EB1/Pe Tanque; Colégio Infante D. Henrique e EB1/Pe Livramento.

A Junta de Freguesia, proporcionou que este ano o encontro se realizasse mais cedo, uma vez que as escolas já têm os seus planos educativos em acção, e, desta forma conseguirmos garantir que não haja a sobreposição de datas e a maior cooperação entre todos.

Este ano o encontro decorreu na EB1/Pe do Livramento, cumprindo com a ideia lançada no I Encontro de existir uma rotatividade entre as escolas.

Deste encontro, surgiram várias preocupações, entre as quais o maior envolvimento da população/famílias no processo escolar dos alunos, não só responsabilizando a escola e os professores mas também todos os intervenientes do processo educativo, ressalvando o papel importante que as famílias podem e devem ter neste processo.
Do encontro, também ficou manifestado a importância da continuidade das actividades conjuntas, com o apoio da junta de freguesia, sendo que algumas delas, como o dia da Criança, deverá ser adoptada outra estratégia, para que a manhã com actividades proporcionadas por esta junta possa, para além de ser lúdica, dar mais enfase à parte pedagógica. Referente ao Carnaval e ao “Monte em Flor” que conta com a participação das escolas da freguesia, foram apresentadas outras alternativas de locais, que posteriormente e aquando da realização dos mesmos, e mediante as condições de segurança, serão tidos em consideração.

A Junta de Freguesia agradece a participação, interesse e disponibilidade de todos, e enaltece o trabalho diário de todos os educadores/ professores/ auxiliares que muitas vezes com poucos recursos disponíveis, dão o seu contributo para melhorar e estimular as capacidades das nossas crianças e jovens, proporcionando um ambiente saudável e propicio à aprendizagem.

“Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção.”
Paulo Freire

Recent Posts

Leave a Comment