1ª Corrida Caminho de Ferro do Monte

Decorreu no dia 30 de julho de 2017, a 1ª Corrida do Caminho de Ferro do Monte.

Uma organização da Associação de Atletismo da Madeira (AARAM), com o apoio da Junta de Freguesia do Monte.

A 1ª Corrida Caminho de Ferro do Monte ligou o Pombal ao Terreiro da Luta, percorrendo o percurso que outrora era efetuado pelo Comboio do Monte, desativado em 1943.
Esta prova veio também realçar uma importante parte da história e do património da freguesia.

Um percurso com cerca de 3900 metros, com a particularidade de ser sempre a subir, com um desnível positivo de cerca de 800 metros, e que exigiu aos atletas um esforço suplementar, num misto de corrida/ trail/ montanhismo.
Este percurso, permitiu a todos os participantes, desfrutar também de magnificas paisagens sobre a cidade do Funchal, principalmente todos os que conseguiram chegar ao patamar mais elevado, Terreiro da Luta.
Realizou-se também duas outras distâncias, que coincidiam com antigas estações do Caminho de Ferro do Monte, a Levada de Santa Luzia, com um percurso de 1000 metros, e o Monte, com 2500 metros de distância desde o Pombal.

A prova contou com a participação de 154 atletas, estiveram à partida das 3 distâncias, na sua grande maioria inscritos para realização da prova maior.

A entrega de prémios decorreu no Hotel Quinta do Monte, onde depois foi proporcionado um agradável convívio entre atletas.