7º Concurso de “árvores de Natal ecológicas”

In Árvores de Natal, Concursos

Enquadramento

A Junta de Freguesia do Monte, ao exemplo dos anos anteriores promove o 7º. concurso de expressão artística, subordinado ao tema “Árvores de Natal Ecológicas”.

As árvores a Concurso estarão patentes ao público no Largo da Fonte, cumprindo um dos objetivos primeiros da realização desta iniciativa, valorização e dinamização do centro histórico da freguesia, entre o dia 8 de dezembro de 2020 até dia 7 de janeiro 2021.

Objetivos:

1.    Sensibilizar a população através de uma atividade lúdica e de expressão artística, para a importância da redução dos resíduos sólidos urbanos e, para as vantagens da valorização/ reutilização desses materiais na criação de novos objetos.

2.    Fomentar o espírito natalício e a criatividade na comunidade;

3.    Embelezar a Freguesia do Monte para as festividades natalícias com o máximo de árvores de Natal;

4.    Valorizar o património da Freguesia.

Destinatários

Podem participar neste concurso entidades, com sede na Freguesia do Monte, nas categorias de:

a)   Creche, Infantário e pré-escolar;

b)   1º Ciclo do Ensino Básico;

c)   2º e 3º Ciclos do Ensino Básico e Ensino Superior;

d)   Associações sem Fins Lucrativos;

e)   Instituições Públicas;

f)    Empresas e estabelecimentos privados.

Podem ainda participar neste concurso, pessoas a título individual residentes ou não na Freguesia do Monte.

Formato dos trabalhos

1. As árvores de Natal têm de ter obrigatoriamente entre 1,50 e 2,00 metros de altura e uma base para fixação ao solo.
  2. As árvores deverão ser elaboradas de modo a que possam ser facilmente transportadas.
  3. A estrutura e os materiais deverão ser construídos de modo a resistir às condições climatéricas (vento e chuva).
  4. Os materiais utilizados na execução das árvores deverão ser obrigatoriamente, na sua maioria, de desperdício;
  5. Os trabalhos deverão estar devidamente identificados.

Inscrição

A participação no concurso implica o preenchimento de uma ficha de inscrição onde consta a lista de materiais utilizados, em anexo; deverá ser entregue até a última semana do mês de novembro, nos serviços administrativos da Junta de Freguesia, ou envio para os seguintes contactos:

Junta de Freguesia do Monte

Caminho de Ferro nº 182

Largo da Fonte – Monte

9050 – 208 Funchal

Telefone:  291 782555

Endereço de email: [email protected]

Horário de Funcionamento / Atendimento ao Público: 9h00-12h30 e 14h00-17h30

Entrega dos trabalhos:

Os trabalhos deverão ser entregues no local da exposição (segundo o previamente combinado) no dia 7 de dezembro.

Júri

Os trabalhos serão avaliados por um Júri, constituído por cinco elementos, nomeados pela Junta de Freguesia do Monte:

• Um representante da Junta de Freguesia do Monte
  • Um representante na área da Expressão Plástica
  • Um munícipe residente na freguesia do Monte

Cabe à Junta de Freguesia  não admitir a concurso trabalhos que não cumpram este regulamento.

Critérios de avaliação

O Júri apreciará os trabalhos a concurso tendo em conta os seguintes parâmetros:

•      Criatividade e originalidade
  •      Harmonia e estética do conjunto
  •      Cores e formas
  •      Utilização de material de desperdício
  •      Qualidade técnica

Prémios

Serão atribuídos prémios em cada uma das categorias:

1.

a)

b)

c)

d)

e)

f)

2.

3º. prémio – 50,00€

O Júri poderá ainda atribuir menções honrosas.

Os prémios serão entregues em cerimónia a realizar no dia 19 de dezembro de 2020, coincidindo com o evento “Mercadinho do Monte” de Natal, às 16h00.

Disposições finais:

1.    A Junta de Freguesia do Monte reserva-se ao direito de fotografar   os   trabalhos   participantes   e   utilizar   o   registo fotográfico, sem obrigação de autorização do autor, mas sempre com a citação da autoria;

2.    Os trabalhos deverão ser recolhidos no final da exposição, pelos participantes.

3.   Os participantes, ao concorrerem comprometem-se a aceitar as condições do presente regulamento;

4.    Compete à Junta de Freguesia a resolução dos casos omissos neste Regulamento.