Limpeza e abertura do percurso final do Caminho de Comboio do Monte. 

 In Ação

A Junta de Freguesia do Monte procedeu à limpeza e abertura do percurso final do caminho do Comboio do Monte, desativado em 1943.

Este percurso encontrava-se intransitável devido à grande quantidade de mato e vegetação que impediam a passagem neste percurso histórico.

Reabriu-se assim mais um percurso que é possível realizar a pé, desde as Laginhas (a cima da sede da junta de freguesia do Monte) até ao Terreiro da Luta (a baixo da Quinta do Terreiro da Luta), numa extensão de cerca de 400 metros.

No início deste percurso, foram também realizadas obras de intervenção, pelo Governo Regional, junto ao ribeiro, proporcionando uma maior segurança às populações que ai vivem e o correcto encaminhamento das águas.
A abertura deste trajeto, surgiu após a ideia de realização da I Corrida do Caminho de Ferro, desde o Pompal até ao Terreiro da Luta, que realizou-se no passado dia 31 de julho.

É intuito da Junta de Freguesia do Monte, continuar com a sua manutenção e reabilitação do pavimento, calçada, bem como melhoramento de toda a vegetação envolvente, libertando espaço para árvores e plantas características da zona.

A freguesia possui agora mais um ponto de interesse para visitantes, (atletas ou não) que podem desfrutar das magníficas paisagens que podemos vislumbrar ao longo deste percurso, e desta forma preservar também todo o património histórico, que este caminho representa.

Preservação do património, para uma freguesia com história.

Recent Posts

Leave a Comment