“Monte do Imperador” – 2ª edição

In Atividades, Monte do Imperador

A Junta de Freguesia do Monte realizou a II Edição do “Monte do Imperador”, no passado dia 01 de abril (sábado), na Quinta Jardins do Imperador.

A primeira edição do evento “Monte do Imperador”, havia sido realizada no dia 21 de outubro de 2015, data correspondente ao dia do seu casamento com a Imperatriz Maria Zita, bem como correspondente à Festa Católica da sua beatificação.

Em 2016, não foi possível realizar este evento devido aos incêndios que atingiram a nossa freguesia. Contudo, também verificou-se que em termos de condições climatéricas este não seria o melhor dia para a realização do mesmo, já que, tal como em 2015, choveu nesse dia.

Na expetativa de melhores condições climatéricas, alterou-se a data para o dia 01 de abril, data também importante e relacionada com o Imperador D. Carlos já que este faleceu, na Freguesia do Monte, no dia 01 de abril de 1922, fazendo este ano 95 anos.

Para tal a Junta de Freguesia organizou um conjunto de atividades, entre as quais a atuação da Banda da Zona Militar da Madeira visto que D. Carlos também era militar; a palestra sobe o tema “a espiritualidade de D. Carlos I – o Turismo Religioso” pelo Srº Padre Giselo Andrade e missa solene presidida pelo Senhor Bispo Emérito, Dº Teodoro de Faria que realizou-se na Igreja de Nossa Senhora do Monte.

O evento teve ainda como ponto de interesse o desfile de cerca de oitenta figurantes, que vestidos à época em que o Imperador viveu na nossa freguesia, passearam do Largo da Fonte até Quinta Jardins do Imperador, onde se realizou a maior parte do programa e depois da Quinta para a Igreja de Nossa Senhora do Monte, onde então teve lugar a missa solene em memória do D. Carlos que também é considerado Beato, encontrando-se o seu túmulo na Igreja de Nossa Senhora do Monte.
É de realçar que para este evento vieram de prepósito um grupo vindo de Áustria de cinquenta elementos entre os quais representantes da família real e descendentes do próprio imperador D. Carlos de Áustria.

Durante o evento ao exemplo do primeiro ano, os visitantes puderam desfrutar de passeios a cavalo e caroça, passeios de rede, carro de cesta, jogos tradicionais e visitar a Quinta Jardins do Imperador livremente descobrindo os seus trilhos e recantos.

Foi visível o ambiente harmonioso em que figurantes cruzavam-se com os visitantes, enquanto desfrutavam das magníficas paisagens e das actividades proporcionadas.
Houve também um lanche em que os visitantes foram também convidados a trazer algo para partilhar.

A Junta de Freguesia contou com o apoio de diversas instituições da freguesia, e o apoio do Governo Regional para a realização deste evento.