Festa da Vera Cruz

 In Atividades

 

A Festa da Vera Cruz, uma festividade religiosa de longa data e que acontece em três paroquias da região, são elas Paroquia de Nossa Senhora do Monte, São Roque e Santa Luzia, com a particularidade de possuir, cada uma delas, uma relíquia da santíssima cruz.

Na nossa freguesia ocorre no final do mês de Maio e durante um fim-de-semana os festeiros, também conhecidos por mordomos, servem à Vera Cruz (verdadeira cruz).

Esta era uma grande tradição que ainda se mantém nos nossos dias. A chegada dos mordomos representava sempre um orgulho para a freguesia e um momento de festa em que todos se juntavam e os vinham receber no Largo da Fonte, participando ativamente.

Neste ano ocorre a 30 e 31 de Maio, para além das festividades religiosas, missa solene e procissão, marcadas para hoje pelas 17.00h, segue-se arraial, com os habituais comes e bebes e banda filarmónica.   

Na segunda-feira, seguinte ao dia da festa, os mordomos, após uma missa realizada na Igreja de Nossa Senhora do Monte, pelas 8:30h seguem em passeio turístico pela ilha, normalmente o passeio inclui descida de teleférico ou de carro de cesta, e com almoço convívio e alegria e diversão são sempre garantidas.

Leave a Comment