Visita Museu Quinta das Cruzes

 In Atividades

Este ano a Junta de Freguesia do Monte, continua com o seu plano de visitas a espaços culturais e de interesse público e histórico para a comunidade, sempre com o objectivo de estimular e capacitar os seus fregueses e proporcionar momentos de lazer, que permitam não só o usufruir de bons momentos como o crescimento pessoal de cada um.
Desta feita, organizou a segunda visita deste ano, que decorreu ontem dia 19 de janeiro.
Um grupo de cerca de vinte pessoas da freguesia, teve a possibilidade de visitar e conhecer, através de visita guiada o Museu Quinta das Cruzes, situado na Calçada do Pico, Funchal.
A visita teve a duração de cerca de três horas, foi possível visitarmos a casa museu, onde estão expostas várias colecções, de artes decorativas, desde mobiliário, pintura, escultura e cerâmica, e uma colecção que chamou particular atenção do grupo de objectos em prata. Estas peças situam-se cronologicamente entre os séculos xv e a 1ª metade do séc. xx, abrangendo toda a produção europeia e oriental com destaque para a produção nacional.
Após a visita à casa museu, visitamos os bonitos jardins que circundam a quinta também ele, cheio de recantos para descobrir. Nos jardins foi possível desfrutarmos de um momento musical único e proporcionado pelo Orquestrofone, instrumento mecânico-musical de finais do século XIX, dos raros existentes na europa e único em Portugal.
Desta visita ficam os registos fotográficos e um vídeo com uma pequeno extracto de uns trechos musicais que tivemos o privilégio de ouvir.
Ao museu Quinta das Cruzes fica o nosso obrigado pelo acolhimento e uma vontade de lá voltar.

Recent Posts

Leave a Comment